Logo
COB

COB elege novos membros independentes do Comitê de Ética

Em assembleia realizada em Brasília, Gisele Cesário Cabrera e Tathiana de Carvalho Costa são as escolhidas para o mandato que vai até abril de 2026

Por Comitê Olímpico do Brasil

9 de set, 2025 às 19:45 | 4 minutos de leitura

Compartilhe via:

Alexandre Loureiro/COB

Gisele Cesário Cabrera e Tathiana de Carvalho Costa são os novos Membros Independentes do Conselho de Ética do COB. Elas foram eleitas durante a Assembleia Geral da entidade, realizada nesta terça-feira, 09/09, em Brasília, por ocasião dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. Os novos conselheiros substituem a atleta olímpica Joanna Maranhão e o advogado Sami Arap, com mandato tampão até abril de 2026. Depois dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, haverá uma nova eleição para o mandato 2026-2029. A posse delas foi oficializada na própria Assembleia, que também filiou a Confederação Brasileira de Lacrosse ao COB.

“Estou muito feliz com essa oportunidade e por agora as mulheres serem a maioria no Conselho. Espero poder emprestar para o Comitê a minha experiencia de mais de 25 anos na advocacia e em especial no Tribunal Eleitoral”, disse Tathiana, presenta à eleição, listando alguns dos temas mais urgentes que já estão tendo a atenção do Conselho de Ética do COB. “As pautas de gênero sempre são um desafio, já que temos muitas mudanças culturais ao longo dos últimos anos. A questão das novas tecnologias e como elas se inserem, direta ou indiretamente, no esporte também precisam ser muito bem trabalhadas nesse momento”, completou a advogada.

O Conselho de Ética é composto de 5 (cinco) membros: além das novas integrantes, fazem parte do colegiado a atleta olímpica do handebol Eduarda Amorim, Presidente do Conselho de Ética, Humberto Panzetti e Guilherme Faria da Silva.

O pleito desta terça foi conduzido pela Comissão Eleitoral de 2025, composta Fernanda Nunes Leal Ferreira, Presidente da Comissão de Atletas do COB (CACOB),  Rafael Silva, vice-presidente da CACOB, e Flavio Cabral Neves, Presidente da Confederação Brasileira de Wrestling - todos membros do Conselho de Administração.

Tiveram direito a voto os membros da Assembleia do COB, composta pelas Confederações Brasileiras de modalidades olímpicas, os membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional e os representantes da Comissão de Atletas.

Todas as 18 candidaturas homologadas passaram por verificação e aprovação do Compliance do COB e do Comitê de Integridade e pelo processo de due diligence conduzido por empresa terceirizada, conforme previsto no cronograma oficial do processo. Na véspera da eleição, Felipe Bevilacqua de Souza retirou o nome do pleito.

O Conselho de Ética é um órgão autônomo encarregado de definir os parâmetros éticos do COB e seus agentes. Ele se baseia nos valores e princípios consagrados na Carta Olímpica e no Código de Ética do COI, da administração pública e da gestão democrática, além de ser responsável por julgar representações em relação ao descumprimento de tais princípios éticos, incluindo violações do Código de Conduta Ética e, se necessário, sancionar ou propor sanções aos poderes competentes.

A Assembleia Geral também aprovou por unanimidade a filiação da Confederação Brasileira de Lacrosse ao COB. A modalidade fará sua entrada no Programa Olímpico com estreia nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.

Ao final da Assembleia, o presidente do COB, Marco La Porta, distribuiu certificados às Confederações Brasileiras que contribuíram para a excelente performance do país nos Jogos Pan-americanos Junior em Assunção, no mês passado.

“Foi uma tarde muito proveitosa, com debates e decisões importantes. Trazer a Assembleia para Brasília faz parte do projeto de descentralização desta gestão, com o objetivo de levar o COB e a pauta esportiva para todas as regiões do Brasil”, disse La Porta. “Estou muito satisfeito em reunir as Confederações e a CACOB aqui em Brasília para que conheçam ainda mais os Jogos da Juventude, esse evento que tanto nos orgulha. Tenho certeza de que será um sucesso”, completou o presidente do COB.

Abaixo segue o resultado da votação do Conselho de Ética do COB:

Gisele Cesário Cabrera – 34 votos
Tathiana de Carvalho Costa – 26 votos
Emerson Duarte – 14 votos
Walter Jander de Andrade – 10 votos
Lara Garcia Martos Nunes – 2 votos
Georgios Stylianos Hatzidakis – 2 votos
Janice Gil Teixeira – 2 votos
Tiago Corte Alencar – 1 voto
José Luis Dalla Costa – 1 voto
Rogério Luiz de Souza – 1 voto
Daniela Marques Grelin – 1 voto
Mariana Abi Saab Arrieche – 1 voto
José Arão Mansor Neto
Brenda Patrocinio Tuler Santos
Bruno Rimoli Da Silva Fonseca
Bruno Semino
Washington Antonio Telles de Freitas Júnior

ÚLTIMAS NOTÍCIAS